O planejamento logístico é de grande importância no sucesso de uma empresa.
Um dos problemas que as empresas têm de enfrentar, atualmente, é a logística de seus produtos e serviços.
Muitas vezes, essa situação ocorre porque a infraestrutura no país ainda é precária. No entanto, a falta de organização das companhias também pode atingir o planejamento logístico. No post de hoje, você vai entender como esse processo impacta no sucesso da sua empresa. Confira!
Toda empresa está envolvida em uma cadeia de suprimentos, que é composta por diversas etapas.
Essa cadeia é como um ciclo, que abrange desde a matéria-prima e a produção do produto até o atendimento ao cliente, passando por expedição, distribuição e planejamento dos materiais.
Se a cadeia de suprimentos não é cumprida de forma adequada, aparecem os problemas relacionados à logística, que podem ocasionar prejuízos à organização, como uma reputação negativa por parte dos clientes.
Então, o que é o planejamento da logística nesse contexto? Basicamente, é o suporte necessário para que a cadeia de suprimentos seja efetivada, fazendo com que a sua empresa satisfaça o consumidor final. Afinal de contas, assim que adquire um produto, o cliente quer recebê-lo em pouco tempo.
Problemas na logística impactam diretamente no prazo de entrega das mercadorias. Isso significa que o cliente pode receber o produto após o prazo acordado com a empresa, o que faz com que sejam geradas reclamações no Procon, nas redes sociais e em sites especializados, como o Reclame Aqui.
Um processo logístico com funcionamento inadequado pode ocasionar avarias nos produtos.
Como as mercadorias passam por diferentes locais e pessoas e são transportadas por mais tempo, o resultado é a possibilidade de haver danos. Isso também motiva a reclamação por parte do consumidor.
Além disso, avarias no transporte de produtos perigosos, tais como, corrosivos, tóxicos e inflamáveis, podem ocasionar transtornos terríveis ao meio ambiente e ao ser humano. Principalmente quando não se usam embalagens homologadas para tal fim.
Quando funciona de maneira inadequada, o processo logístico pode apresentar falhas. Uma delas são os erros nos pedidos. Ou seja, um cliente adquiriu determinado produto, mas recebeu outro em sua residência.
Mesmo uma grande empresa pode ver sua campanha de marketing ser destruída por causa de uma logística mal realizada.
Mesmo que a campanha seja incrível, uma grande quantidade de clientes reclamando pode arruiná-la, especialmente se as reclamações forem inseridas em redes sociais, tomando grandes proporções.
Quando uma empresa apresenta problemas logísticos, os clientes se sentem insatisfeitos e, por isso, acabam optando pela concorrência, comprando produtos similares, com qualidade parecida e atendimento melhor.
Sem um bom gerenciamento logístico, não se tem uma gestão do estoque eficiente. Assim, há mais possibilidade de os produtos terem a validade vencida, tendo que ser descartados e gerando prejuízos à organização.
Para fazer um bom planejamento para a logística, é preciso primeiramente entender que esse setor tem competências que abrangem a empresa como um todo.
Assim, esse departamento é responsável pela coordenação de áreas funcionais, avaliação de abertura de novas filiais e organização do sistema de armazenagem e transporte.
Portanto, a logística tem um papel bastante amplo e o planejamento deve considerar essa característica.
Nesse sentido, os softwares utilizados para controle de estoque, a frota de veículos para transporte e as estruturas físicas para armazenagem devem ser elementos analisados, identificando se estão adequados para o atendimento da demanda existente.
Diminuição de custos — a busca é pela diminuição dos gastos variáveis com transporte e armazenagem;
Redução de investimentos — o objetivo é investir o valor mínimo possível para a frota e para a armazenagem.
Isso pode aumentar os custos variáveis, sendo uma desvantagem, mas também elevar o retorno sobre o montante investido, o que é positivo. O cuidado que se deve ter é com os quesitos operacionais, já que a empresa pode não conseguir contratar terceiros para atender à demanda existente;
Melhoria do serviço — o intuito é aumentar a receita pela melhoria do serviço.
Em questões de marketing, pode ser uma estratégia complicada, porque pode exigir que a empresa mude de nicho de mercado. Porém, quando a empresa mantém o valor do produto, a organização conquista vantagem competitiva.
A partir de então, você deve identificar parâmetros do mercado e da organização para que o planejamento seja condizente com a realidade futura.
Alguns elementos que devem ser analisados são demanda, nível do serviço de atendimento ao cliente, características que compõem o produto, estabilidade política e econômica e as opções de transporte.
A demanda apresenta uma previsão das necessidades futuras dos clientes.
O nível de serviço de atendimento ao cliente ajuda a delimitar a demanda e tem relação com o nicho de mercado em que a empresa está inserida.
As características que compõem o produto são importantes para as decisões de armazenagem e transporte. Por sua vez, as opções de transporte são fundamentais para a redução de custos, sendo que podem ser consideradas diversas alternativas.
Por fim, a estabilidade política e econômica é fundamental, pois define as variações de demanda e os riscos dos investimentos.
Depois de considerar todos os elementos citados, chega a hora de definir o tipo de planejamento que será adotado. Existem 3 possibilidades:
Estratégico — tem longo prazo, sempre maior que cinco anos;
Tático — tem duração de um ano, porque geralmente acompanha o orçamento do ano;
Operacional – é relacionado ao dia a dia, tendo duração máxima de duas semanas.
A entrega e a distribuição das mercadorias é afetada pela localização. Um bom local permite implantar ferramentas logísticas, diminuindo a necessidade de estoque e de espaço para armazenamento, além de também reduzir os custos.
Antes de adquirir um software para a gestão logística, deve-se conhecer os processos internos. Assim, é possível verificar aquele que é mais adequado e customizar, se necessário.
Relacionados à cadeia logística, os suprimentos permitem delimitar o que deve ser estocado e em qual quantidade. O planejamento permitirá reduzir custos, garantir o recebimento de produtos de qualidade superior, diminuir o estoque necessário, planejar o que é necessário, realizar compras etc.
Esse aspecto ajuda a trabalhar as variações que ocorrem. No entanto, é possível adotar atitudes que otimizam a armazenagem, como o recebimento de produtos, o processamento de pedidos, as embalagens, o treinamento dos colaboradores, entre outros elementos.
Escolher o modal de transporte mais adequado é essencial para que as necessidades da empresa sejam atendidas.
Entre os elementos que devem ser analisados estão a velocidade, o custo e a confiabilidade. Além disso, também pode ser considerado um transporte terceirizado ou próprio. É necessário considerar o que é mais interessante para a organização.
Assim, percebe-se que a logística está relacionada a diversos setores e atividades da empresa, sendo importante para a redução de custos, reputação da marca e eficiência no atendimento ao cliente.
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